1 layout e 4 variações. As capas do meu trabalho de graduação <3

E para REabrir os trabalhos após esses meses de pausa, trago pra vocês os layouts e encadernação desenvolvidos para o meu trabalho de graduação marlindomaravilhoso do mundo, o COWORKING DO TERÇO.

Trata-se de uma intervenção arquitetônica em seis edifícios presentes no bairro histórico de São José, centro do Recife, numa área conhecida como Pátio do Terço. O conjunto está bastante degradado, e o trabalho foi focado no uso como mecanismo de proteção, tentando demonstrar que mesmo os exemplares mais mal-tratados pelo tempo e falta de manutenção, podem ser reintegrados a dinâmica urbana atual, legando o patrimônio que representam de forma eficiente para as próximas gerações e criando oportunidades de negócio que garantam sua manutenção com sustentabilidade.

Não vou falar muito do trabalho, por que se não eu não paro nunca mais.. HAHAHA Mas eu to pesquisando de que forma posso posta-lo na íntegra e disponibilizar pra a geral. Espero que o que foi feito não se encerre aqui e que sirva de informação pra quem precisar para trabalhos e projetos futuros. – Por sinal, quem tiver sugestões de como eu posso postar o material, favor, me avise!

Enfim.. como parte do projeto eu desenvolvi também a sinalização interna do empreendimento em conjunto com a identidade visual. Como o coworking proposto no projeto tem como público-alvo profissionais da área gráfica (a justificativa disso, vocês verão no trabalho integral.. 😉 ) utilizei como base as cores CMYK para criar um link com essa especialidade e a tipografia escolhida foi ‘stencil-izada’ para remeter também a esse elemento do universo dos profissionais em questão.

Desenvolvi quatro variações para um mesmo layout, mudando os materiais e áreas impressas, recombinando o papel Kraft e Duplex, com recorte da logo e baixo relevo alternando composição de papéis coloridos e papel branco liso, ou deixando a própria base da capa a mostra..

A contra-capa e acabamentos internos, também se diferenciavam de acordo com a capa. Assim como os wires utilizados para encadernar (bronze e branco)

Por conta do prazo no-fim-do-fim, não consegui fazer uma diagramação muito elaborada para as páginas internas, mas dei uma caprochada na transição dos capítulos, utilizando divisórias em papel colorplus preto com o número recortado.

Outra coisa legal foram os envelopes. Utilizei envelopes Kraft, que imprimi com as informações das pranchas e a mesma estampa utilizada no restante do trabalho. E fiz a abertura pela lateral, deixando a mostra o número da prancha.

Além da felicidade-extrema-e-alívio-absoluto de terminar o curso, foi também uma oportunidade de experimentar trabalhar com esses outros materiais na composição dos livros, e trazer mais opções para vocês!

Aproveitem que estão aqui e me digam o que acharam do meu Frankensteinzinho. Agora que passou a formatura quero continuar a pesquisar outras soluções trazer encadernações interessantes para vocês, logo todo comentário conta! 😀

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “1 layout e 4 variações. As capas do meu trabalho de graduação <3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s