Raumplan dançante. A capa de Marília Villar.

Marília Villar, aluna de Tg1 da UNICAP, está na fase de pesquisas para começar a formular sua proposta para um estúdio de Dança. Para o desenvolvimento do layout, utilizei portanto o mesmo referencial teórico que ela está utilizando no trabalho: o Raumplan de Adolf Loos.

O arquiteto Tcheco que fez carreira na Áustria influenciou vários mestres da arquitetura como Corbusier e a escola de Chicago. Tinha uma visão particular do moderno, desenvolvendo uma representação própria do espaço, que caracterizou de “arquitetura sem cotas”, desenvolvida em planos de diferentes alturas, dimensionados de acordo com as necessidades que o uso demandaria do espaço. Apesar de não ter formalizado suas teorias, a produção de Loos reflete esse pensamento. A separação dos ambientes frequentemente não é feita por paredes e sim por difereças de níveis e a delimitação dos espaços era marcada pela mudança de materiais, entre outros artifícios. Com isso desenvolveu uma nova forma de analisar/representar o espaço. Foi desse aspecto específico que tratei para a formatação da capa.

Planos aleatórios foram representados em diferentes níveis e o tema específico da proposa de Marília – o estúdio de dança – fica evidente por meio das silhuetas coloridas* que ‘dançam’ na capa.

Outro produto pedido por Marília foram as divisórias das capítulos. Executadas em papel vermelho, mesma cor dos acabamentos internos, trazem  a mesma idéia que a capa de forma simplificada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s